O ginasta que levou o ouro nas argolas em Londres quer ajudar a SERC de São Caetano a manter a hegemonia na ginástica artística na competição

São Caetano do Sul – O ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas nos Jogos de Londres, tem um compromisso com seu clube, a Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural, de São Caetano do Sul, antes de viajar para a Europa, na semana que vem, para as duas últimas competições da temporada. Arthur vai defender a cidade de São Caetano nos 76.º Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni. O programa da ginástica artística será sexta-feira e sábado (16 e 17/11), no Centro de Ginástica Artística, na Vila Industrial, e Arthur foi escalado pelo técnico Marcos Goto para fazer argolas, solo e saltos. A categoria principal compete nesta sexta-feira (16/11).

“Meu objetivo é ajudar a equipe a vencer a principal competição entre cidades. Vou fazer o melhor que eu puder nesta etapa da temporada, pela SERC e por São Caetano do Sul”, garante Zanetti. Depois da medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Londres, o ginasta disputou o Brasileiro, em Goiás, e um torneio na Suíça. Será a primeira vez que vai competir nos Jogos Abertos como campeão olímpico. “Eu sempre participo da competição e este ano deve ser diferente, depois da medalha de ouro. Sei que tenho muitos fãs no interior, mesmo entre os ginastas. E vai ser legal. Do interior, saem muitos ginastas. Espero servir de motivação. Desde 2000, a SERC disputa e ganha para São Caetano todas as edições dos Jogos Abertos.”

O técnico Marcos Goto disse que tanto Arthur quanto ele têm gratidão pela cidade onde treinam há muitos anos. “Acho que a participação do Arthur, um campeão olímpico, por São Caetano, vai engrandecer a competição. Atrai mídia, é bom para os Jogos e para a ginástica. O Arthur sabe que ele é necessário dentro da equipe, ainda que não faça sua série principal (vai guardar a apresentação da Olimpíada para a última etapa da Copa do Mundo, na República Checa). Mas ele sabe que a SERC não é o clube da ginástica, mas sim a família da ginástica. Isso é um diferencial que faz com que o clube e a cidade tenham vencido a ginástica nos Jogos Abertos nos últimos dez anos”, avalia Goto.

O principal desafio de Arthur antes das férias será tentar fechar 2012, um ano especial na carreira, no topo do ranking mundial nas argolas. No fim de novembro (dias 23 e 24), disputa a etapa da Copa do Mundo de Ostrava. Consideradas seis das sete competições que contam pontos para o ranking, Arthur é o líder, com 115 pontos, à frente do grego Eleftherios Petrounias (110 pontos) e do holandês Iury van Gelder (72). Em dezembro, encerra o ano com uma competição em Stuttgart, na Alemanha.

Arthur Zanetti é atleta da SERC e tem patrocínio de CAIXA e Sadia.