O campeão olímpico e mundial, dono de quatro medalhas conquistadas em Pans (2 de ouro e 2 de prata), por equipe e nas argolas, vai tentar “repetir os feitos” em Lima, na competição preparatória ao Mundial de Stuttgart, em outubro

Equipe masculina em Lima

Equipe masculina no treino de pódio em Lima

São Caetano do Sul – O ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico e mundial, disputa o seu terceiro Jogos Pan-Americanos em Lima, Peru – para o masculino a competição de ginástica começa neste domingo (28/7), a partir das 18h30 (horário de Brasília), com a qualificação por aparelhos e a disputa do título por equipe. As finais por aparelhos para os ginastas que se qualificarem serão disputadas nos dias 30 e 31 de julho. A programação da ginástica artística será realizada no Poliesportivo Villa El Salvador de Lima.

Arthur Zanetti deixou o Rio no sábado (20/7), após uma semana de treinos com o Time Brasil. E já treina em Lima desde segunda-feira (22/7), aclimatado ao fuso horário (duas horas atrás em relação ao Brasil), à Vila Pan-Americana e ao ginásio de competição. Nas arquibancadas, terá a torcida da mãe, Roseane, e da mulher Jéssica, que estão no Peru, e vai competir ao lado de Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barreto e Luís Porto e para a equipe, além das argolas, aparelho em que é especialista, fará apresentações no solo e no salto.

“O Brasil, pelo que vimos no Brasileiro de Especialistas, e nos treinos do Time Brasil, no Rio, e aqui, em Lima, está com atletas bem preparados. A equipe do Brasil está muito forte, com o Caio recuperado, uma grande ajuda, além dos outros atletas em boa forma. Acho que podemos brigar por um bom resultado, esperamos brigar por um pódio”, avaliou Arthur Zanetti.

O treinador Marcos Goto observa que o objetivo principal é preparar o grupo para o Mundial de Stuttgart, na Alemanha, de 4 a 13 de outubro, que é pré-olímpico – os oito primeiros asseguram qualificação para os Jogos de Tóquio/2020. “O primeiro objetivo é preparar o grupo que vai para o Mundial numa competição importante como é o Pan. E o segundo é buscar pódio com a equipe. Trabalhamos com dez atletas na temporada, reunimos oito no Rio para tirar os cinco melhores no momento”, afirmou o treinador.

Arthur também tem metas pessoais, embora prefira evitar o favoritismo. “Pela opinião pública posso até ser considerado uma estrela do esporte, mas pessoalmente me considero um atleta que, como outros, somou para o crescimento da ginástica artística”, disse Arthur.

Mas tem seus objetivos definidos para a competição. “O maior objetivo é conseguir tirar as melhores notas possíveis no solo e salto para ajudar a equipe. Nas argolas, claro, eu vou fazer a minha série de competição, que preparei, para descontar no máximo um ponto. Sempre buscando cravar a saída, que é o principal. E solo e salto também pretendo repetir as boas séries que fiz nos últimos treinos e em competições na temporada, com desconto máximo de 0.7 no salto, e 1.30 no solo… se ficar nessa margem o objetivo estará concluído.”

No último Pan, já era campeão olímpico e mundial, e foi buscar o ouro individual que faltava nas argolas. “O objetivo agora passa a ser repetir os feitos. É o que eu vou buscar. Na classificatória, já posso sentir se os objetivos poderão ser concluídos.”

Dos Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015, além da boa organização e estrutura Arthur recorda-se da medalha de ouro, conquistada nas argolas. “Uma competição maravilhosa por eu ter conseguido o ouro nas argolas que faltavam para mim, após ser campeão olímpico e mundial. Marcou bastante.”

Por equipe, o Brasil levou prata em Toronto/2015. As outras duas medalhas pan-americanas de Arthur são o ouro por equipe e a prata nas argolas no Pan de Guadalajara/2013. São quatro no total (2 de ouro e 2 de prata).

Acompanhe o calendário e os resultados em https://www.lima2019.pe/resultados. Informações também estão disponíveis no site e redes sociais da Panam Sports https://www.panamsports.org/ e no site e redes sociais do Comitê Olímpico do Brasil https://www.cob.org.br.

Arthur Zanetti é atleta da SERC/São Caetano, tem patrocínio da adidas, Caixa, FAB e Bolsa Atleta do Governo Federal.

Saiba mais: www.facebook.com/ArthurZanettiOficial e https://instagram.com/arthurzanetti.