O atleta, que nasceu, treina e mora na cidade, é o único latino-americano a ganhar uma medalha de ouro olímpica na ginástica artística, nas argolas, na história do esporte

 

IMG_9295 C

 

São Caetano – O ginasta Arthur Zanetti, que nasceu em São Caetano do Sul, começou a treinar ginástica artística na SERC/Santa Maria aos 7 anos, tornou-se campeão olímpico, mundial e pan-americano nas argolas a partir deste trabalho e ainda hoje vive no município, recebeu o título de Cidadão Emérito na sessão da Câmara Municipal que comemorou o 141º aniversário da cidade, no dia 16 de julho de 2018. Arthur Zanetti, o único campeão olímpico da ginástica artística brasileira, agradeceu a honraria, dividiu o título com todos os moradores da cidade e disse obrigado pelo apoio que sempre recebeu. Mas disse também que gostaria de ver concluída a obra no novo ginásio de ginástica (na Av. Presidente Kennedy), uma parceria do Ministério do Esporte com a Prefeitura de São Caetano.

“Para mim é uma honra receber essa homenagem porque nasci aqui, faço tudo aqui, treino aqui desde os 7 anos, moro na cidade e tenho orgulho. É uma cidade que se esforça para dar o máximo aos seus cidadãos. E para mim é uma alegria estar recebendo esta homenagem por tudo o que eu fiz pela cidade e por tudo o que ela faz por mim, para a ginástica e para todos os moradores. Fui o primeiro latino-americano a conseguir um ouro olímpico, consegui uma prata olímpica no Rio (2016), fui campeão mundial, medalhista em vários outros campeonatos, graças a cidade de São Caetano que sempre apoiou o ‘ginásio’, sempre ajudou a gente. É meu objetivo disputar os Jogos de Tóquio e, se Deus quiser e com muito trabalho, ser o primeiro ginasta da história a conseguir três medalhas nas argolas. E para isso, eu também gostaria que o novo ginásio saísse porque isso ajudaria muito a desenvolver o nosso trabalho. A gente sabe que o esporte não é só saúde, é integração social, educação, disciplina a criança. E conseguindo este objetivo esse ginásio servirá também para outros ginastas, para outros atletas e para outras crianças que quem sabe também não serão futuros campeões representando nosso Brasil e nossa cidade”, discursou Arthur Zanetti, agradecendo a presença de todos os presentes.

Recebeu o título das mãos do prefeito José Auricchio e do presidente da Câmara Pio Mielo.

Na foto, Arthur Zanetti compartilha o título com o técnico Marcos Goto, com quem trabalha desde o início de sua carreira (último à direita), e com familiares.

Arthur Zanetti é atleta da SERC/São Caetano, tem patrocínio da adidas, Caixa, FAB e Bolsa Atleta/Ministério do Esporte e apoio da Spieth e Eurotramp.

Saiba mais: www.facebook.com/ArthurZanettiOficial e https://instagram.com/arthurzanetti.