4 de junho de 2013

Arthur Zanetti mostra novo elemento e leva ouro na Copa do Mundo

O campeão olímpico fez uma boa série e teve nota 15.800 para conquistar sua segunda vitória na temporada, em Anadia, Portugal

São Caetano do Sul – O ginasta Arthur Zanetti conquistou a medalha de ouro nas argolas na etapa da Copa do Mundo de Anadia, em Portugal, neste sábado (22/6), com a nota 15.800. O chinês Mingyong Yan levou a prata (15.750) e o argentino Federico Molinari ficou com o bronze (15.550). Arthur decidiu mostrar o novo elemento que incorporou à sua série e que agora será avaliado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para entrar no código de pontuação. Na competição portuguesa, o elemento foi fixado como grau de dificuldade E. Se homologado pela FIG, poderá entrar para o código com o nome Zanetti.

“Eu gostei muito da minha prova da final. Achei que foi melhor do que na qualificatória. O elemento novo saiu novamente, consertei o giro e cravei na saída. Gostei demais disso. A competição estava muito forte, com notas muito próximas. Por isso, fiquei contente com o ouro”, disse Arthur, que teve sua série filmada pelo chinês Yan – num celular, o adversário gravou a apresentação do brasileiro.

O técnico Marcos Goto, que criou o novo elemento e decidiu incluí-lo na série de Arthur na Copa do Mundo pela primeira vez, explicou: “O Arthur já fazia um movimento em que saía da prancha dorsal e parava na maltesa. Já era metade do caminho desse elemento novo. Sai abaixo das argolas, da posição dorsal, e sobe até a maltesa – fica horizontal com as argolas -, e sobe até o apoio. Olhamos o código, conversamos com alguns árbitros, e não existia o elemento”, disse Marcos, explicando que o movimento exige força extrema.

Agora, Arthur segue para camping com a seleção brasileira em Berlim, na Alemanha. A Universíade de Kazã, na Rússia, em julho, será a próxima competição – Arthur, que estuda Educação Física na USCS (Universidade de São Caetano do Sul), vai tentar o bicampeonato universitário. “Vai ser muito bom para os ginastas brasileiros o camping na Alemanha porque eles vão ver o que é a ginástica alemã. É muito forte. Para eles e para mim também vai ser uma experiência boa”, disse Arthur. “O Mundial de Antuérpia, na Bélgica, em setembro, é minha prioridade na temporada, mas a Universíade também será uma competição bem importante.”

Arthur Zanetti é atleta da SERC, tem patrocínio da Sadia e CAIXA e apoio da Nike.