Ginasta observa que é positivo conhecer o cenário dos Jogos do Rio antes da disputa começar: posição dos aparelhos e contato com o público são detalhes importantes

Arthur Zanetti quer conhecer posição dos aparelhos e 'sentir' o público

Arthur Zanetti quer conhecer posição dos aparelhos e ‘sentir’ o público (foto: Osvaldo F./Contrapé)

O Evento-Teste será a primeira competição de Arthur Zanetti, campeão olímpico, mundial e pan-americano, na temporada de 2016. Mas o foco do ginasta, especialista nas argolas, não são as medalhas em disputa, mas sim ganhar ritmo de competição, testar a atual fase de preparação e conhecer o “ambiente olímpico”. “Conheço bem a área de aquecimento e o próprio ginásio da ginástica. Mas vai ser bem legal entrar na área de competição, observar as posições dos aparelhos e ver o ginásio lotado, uma prévia do que vamos encontrar no torneio olímpico”, afirmou Arthur Zanetti.

O Evento-Teste da Ginástica terá a presença de 331 atletas de 62 países nas três modalidades – artística, rítmica e trampolim -, de 16 e 22 de abril, na Arena Olímpica do Rio. Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki são os brasileiros convidados, uma vez que a seleção masculina não depende de vaga. O País assegurou uma equipe completa numa Olimpíada, pela primeira vez na história, no Mundial de Glasgow, em 2015.

No total, serão 16 equipes, masculinas e femininas, disputando as últimas oito vagas para o torneio olímpico de ginástica artística do Jogos do Rio, em agosto. No masculino, Arthur Zanetti terá a oportunidade de competir com ginastas da Alemanha, França, Holanda, Ucrânia, Espanha, Romênia, Canadá e Bielorrússia, que estão na briga por vagas.

As meninas do Brasil ainda brigarão por vaga. Estão na disputa: Brasil, França, Bélgica, Alemanha, Romênia, Austrália, República da Coreia e Suíça.

O Evento-Teste ainda qualificará para o torneio individual – ginastas de países ainda não classificados que conseguirem os melhores resultados ficam com as vagas. Ginastas de equipes já classificadas, como Zanetti e Sasaki do Brasil, e os chineses (ouro na competição geral em Londres/2012) participam do Evento sem direito à classificação.

Siga Arthur Zanetti no facebook e no instagran.

Arthur Zanetti é atleta da SERC/Agith/São Caetano, tem patrocínio da Caixa, Bergamini, Embratel Claro e adidas e apoio de Furnas, Ibramed, Spieth Eurotramp, COB, CBG, Governo do Rio de Janeiro e Ministério do Esporte.