4 de julho de 2013

Arthur Zanetti está em Kazã pelo bicampeonato universitário nas argolas

O ginasta campeão olímpico disputa a Universíade, segunda competição mais importante da temporada depois do Mundial da Antuérpia, que será em setembro

São Caetano do Sul – O campeão olímpico nas argolas, Arthur Zanetti, já está em Kazã, na Rússia, para a disputa da Universíade. Arthur vai defender o título que conquistou conquistou em Shenzen, em 2011, antes de ser consagrado pelo ouro nos Jogos de Londres, em 2012. A pressão sobre Arthur é maior – aparece na competição como um dos favoritos. Arthur confirma que a Universíade é um dos eventos importantes desta temporada, o segundo em prioridade depois do Mundial da Antuérpia (BEL), que será em setembro.

Embora queira o bicampeonato universitário, Arthur prefere manter a cautela para não ser traído pelo favoritismo depois da sequência de bons resultados que vem obtendo há algum tempo. “Fazemos um trabalho psicológico na rotina de preparação. Eu não me considero o favorito sempre porque ginástica é o momento. Na Olimpíada, naquele momento, eu fui o melhor. Eu sempre trabalho com isso. Claro que todo mundo me olha querendo ganhar de mim, mas eu entro na competição sempre pensando em dar o meu máximo e sair satisfeito com a minha prova.”

Arthur chegou a Kazã na quarta-feira (3/7), fez treino de pódio na quinta (4/7) e já está instalado na Vila dos Universitários. “A competição por equipes na segunda-feira (8/7) será a classificatória para os aparelhos”, afirma o técnico Marcos Goto. A decisão por aparelhos será na quarta-feira (10/7), a partir das 8h30 (horário de Brasília).

“Apesar de o meu objetivo ser o Mundial, a Universíade é a segunda competição mais importante desta temporada”, afirma Arthur, estudante do segundo ano de Educação Física na Universidade de São Caetano do Sul (SP). Arthur chega à Universíade tendo disputado apenas duas competições este ano, ambas com vitória nas argolas, as etapas da Copa do Mundo de Doha (CAT) e Anadia (POR). Na prova portuguesa, Arthur mostrou um novo elemento em sua série nas argolas aos árbitros da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e ainda espera homologação para que seja incluído no código de pontuação.