16 de setembro de 2015

Arthur Zanetti encara Copa do Mundo de Osijek como treino-teste para o Mundial

O campeão olímpico nas argolas não vai se preocupar com pódio, mas sim com a execução das suas séries de argolas e solo e as notas que elas vão receber na competição

 

Arthur Zanetti usa Copa do Mundo da Croácia para testar séries para o Mundial

Arthur Zanetti usa Copa do Mundo da Croácia para testar séries para o Mundial

São Caetano – A etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística de Osijek, na Croácia, será a última parada de Arthur Zanetti antes da disputa da competição mais importante da temporada: o Mundial de Glasgow, na Escócia, em outubro, que é pré-olímpico. Os oito primeiros países garantirão vagas por equipe para os Jogos do Rio, em 2016.

Arthur, que se juntou à seleção nos treinamentos no Rio pelo objetivo da vaga olímpica compete nesta quinta-feira (17/9/2015), dia de qualificação tanto do solo quanto das argolas. As finais dos dois aparelhos estão programadas para sábado (19/9). “Vai ser um treino, mais um teste para o Mundial, para definir a série que vamos fazer. As expectativas são boas”, afirmou Arthur.

Até mesmo o curso de Educação Física na Universidade de São Caetano do Sul (USCS) teve de ser interrompido por um tempo para que Arthur Zanetti se dedicasse aos treinamentos da seleção brasileira. Esse Mundial é pré-olímpico e o Brasil nunca teve o time masculino completo nos Jogos Olímpicos. O Mundial de Glasgow classifica os oito primeiros colocados para a disputa por equipe.

“Vou fazer argolas e solo também – será um teste para a série nova, para conferir a minha nota em uma competição internacional, após várias avaliações feitas no Rio. Tenho de ver em uma competição se virá mesmo a nota que a gente espera, se bate com a nossa expectativa de tirar 15 ou próximo de 15. Eu não vou dizer que vai ser uma Copa muito forte, mas também não vai ser fraca. Vários croatas são muito bons em alguns aparelhos. Principalmente nas argolas, eu sei que vou encontrar um turco e um ucraniano que são adversários fortes. Eu já ganhei deles, mas tenho de fazer a minha parte, e bem feita”, disse Arthur.

A última avaliação para a composição da equipe brasileira de ginástica masculina que vai ao Mundial foi feita no dia 12 de setembro, mas Arthur Zanetti – que tem a companhia de Arthur Nory Mariano, Caio Souza e Lucas Bitencourt em Osijek – disse que os técnicos ainda não confirmaram a escalação do grupo. “Provavelmente vamos saber após a Copa, depois que voltarmos para o Rio.”

“Objetivo é a preparação para o Mundial”, diz Marcos Goto

O técnico Marcos Goto, que treina Arthur Zanetti e Lucas Bitencourt na SERC/Agith/São Caetano e também é treinador da seleção brasileira, confirmou que os ginastas não estão preocupados com pódio nessa etapa da Copa do Mundo. “O objetivo é a preparação para o Mundial. Não estamos buscando medalhas, mas sim colocá-los nas suas provas como teste. As avaliações já foram feitas, mas a equipe será formalizada mais perto do Mundial”, ressaltou o treinador.

Marcos Goto, que orientou Zanetti na conquista dos ouros olímpico, mundial e pan-americano nas argolas, afirma que o ginasta tem investido duro para melhorar a sua série de solo. “Vamos ver como ficam as séries de solo e argolas em competição, qual a nota ele vai receber dos árbitros. Só posso dizer que ele está trabalhando firme e com vontade de fazer essa prova de solo.”

Arthur Zanetti é atleta da SERC/Agith/São Caetano, tem patrocínio da Caixa, Bergamini, Embratel Claro e adidas e apoio de Furnas, Ibramed, Spieth, Eurotramp, COB, CBG e Bolsa Atleta/Ministério do Esporte.

Siga Arthur Zanetti no www.facebook.com/ArthurZanettiOficial e no site http://www.arthurzanetti.com.br/