O campeão olímpico nas argolas quer fazer uma boa competição em outubro, na China, defendendo o título no aparelho e tendo bons resultados também no solo e no salto      


Campeão mundial, após ouro no Sul-Americano, volta às argolas em Santos

Campeão mundial, após ouro no Sul-Americano, volta às argolas em Santos

São Caetano do Sul – O campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti disputa, neste fim de semana, o III Meeting de Ginástica Artística, em Santos, litoral de São Paulo, no ginásio Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184). Para Arthur, o torneio é de preparação para seu principal desafio no ano: o Mundial de Nanning, na China, em outubro. Brasil, Colômbia, França e Grã-Bretanha são os países que têm ginastas na competição masculina. Arthur, campeão olímpico e mundial nas argolas, venceu todas as provas que disputou no aparelho em 2013. Este ano, só competiu uma única vez nas argolas, nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, e também ficou com a medalha de ouro.

Arthur fará o aquecimento e o treino de pódio para o Meeting nesta sexta-feira (18/4), respectivamente, às 10h30 e às 11 horas. No sábado (19/4), a qualificação das argolas será disputada na competição por equipes, das 10 às 13 horas. A final está programada para domingo (20/4) – a disputa das argolas começa às 10h55. Na competição masculina se classificam os quatro melhores atletas, um por país.

“É uma competição que ganha importância por ser disputada na nossa casa e eu quero vencer nas argolas. Dentro do calendário, é um torneio que serve mesmo de preparação para as competições mais importantes da temporada, como é o Mundial”, afirmou Arthur Zanetti.

O técnico Marcos Goto confirmou que o objetivo principal do ano para Arthur Zanetti é ir bem no Mundial da China e que o Meeting de Ginástica Artística é preparatório, assim como a próxima etapa da Copa do Mundo, em Anadia, Portugal, no fim de maio. Marcos disse que, além do Mundial, o trabalho com a ginástica masculina está focado nos Jogos do Rio, em 2016, com Arthur Zanetti e outros atletas.

“Para o Henrique (Henrique Medina Flores, companheiro de Arthur), são as etapas de Copa do Mundo”, completou, feliz com a medalha de prata conquistada pelo ginasta nas argolas, na etapa da Copa do Mundo de Doha, no Catar. “Estamos trabalhando para o Henrique conseguir uma pontuação boa para brigar por uma vaga na Olimpíada. Eu acho que ele tem todas as condições, está entre os dez melhores do mundo. Então, vamos trabalhar para outros atletas também terem destaque internacional”, disse Marcos. “O Arthur, no Mundial, vai fazer argolas, solo e salto”, completou, explicando que o objetivo é trabalhar visando ao Mundial de 2015, classificatório para a Olimpíada. A ginástica artística masculina quer classificar a seleção brasileira completa pela primeira vez para a Olimpíada do Rio.

Arthur Zanetti é atleta da SERC/Agith/São Caetano, tem patrocínio da Sadia, Furnas, adidas e CAIXA e apoio do COB, CBG e Bolsa Atleta/Ministério do Esporte.