O campeão olímpico, mundial e pan-americano se apresenta nas argolas em Aracaju; depois do ouro no Pan de Toronto, o trabalho está totalmente voltado para a competição mais importante da temporada, em Glasgow (ESC) , no mês de outubro    

                                                                                                                                                                                                               

Ricardo Bufolin/CBG

Aracaju – O ginasta Arthur Zanetti volta a competir após o ouro nas argolas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN) – a medalha que faltava ao campeão olímpico e mundial – , no Troféu Brasil e II Etapa Caixa de Ginástica Artística e Rítmica, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju (SE), neste sábado e domingo (dias 1 e 2/8/2015). Arthur vai representar São Caetano do Sul e seu clube SERC/Agith, na equipe que tem também Gabriel Farias, Henrique Flores e Lucas Bittencourt. Disse que é bom competir no Brasil após o Pan, mas frisou que o foco agora é ajudar a seleção a conquistar a inédita vaga olímpica por equipe para a ginástica masculina no 46º Mundial de Glasgow, Escócia, de 23 de outubro a 1 de novembro. No Troféu Brasil, a disputa é apenas no individual geral e por aparelhos.

“Eu tinha pensado em fazer solo também, mas eu e o meu técnico Marcos Goto conversamos e achamos melhor focar apenas nas argolas e ainda assim numa série simplificada. É o que é viável, após o Pan. Temos de focar em algumas competições, não tem jeito. O que é bom, no Troféu, é competir no Brasil. O meu foco, depois do Pan, voltou para o Mundial. Agora é fazer avaliações da seleção brasileira, assegurar lugar na equipe, e pensar no Mundial”, disse Arthur Zanetti, que já era campeão olímpico e mundial nas argolas e ganhou o ouro que faltava para a sua coleção nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, encerrados no domingo (26/7). A equipe para o Mundial será formada por seis atletas.

Arthur disse que foi complicado voltar para o ginásio na segunda-feira (20/7), depois da volta de Toronto e apenas três dias de folga. “A adrenalina baixa e parece que você está voltando de férias. Demorei uns três dias para engrenar. E daí vai.. Voltei à rotina normal, após alguns compromissos com patrocinadores, e agora é focar no Mundial. Vamos voltar a treinar com a seleção, no Rio, e aí é pensar só no Mundial.”

Mais uma etapa de Copa do Mundo

O técnico Marcos Goto incluiu na programação de Arthur Zanetti mais uma etapa da Copa do Mundo, a de Osijek (CRO), de 17 a 20 de setembro, na preparação para o Mundial. Além de Arthur Zanetti, o Brasil terá Arthur Nory, Sérgio Sasaki e Caio Souza. “Aqui, no Troféu Brasil, o Arthur vai fazer apenas um aparelho, as argolas, com uma nota de partida mais baixa que a usual”, confirma o técnico, dizendo que isso é necessário após o Pan. “Vai fazer uma série um pouco mais fácil para ele se recuperar. Tivemos de baixar um pouco o volume do trabalho dele agora para depois ir subindo, progressivamente, para Osijek e depois para Glasgow.”

Programa do Troféu Brasil e II Etapa Caixa de Ginástica Artística
Sábado (1/8)
8 horas às 8h20: aquecimento corporal GAM (ginástica artística masculina) – subdivisão 1
8h20 às 9 horas: aquecimento aparelhos GAM – subdivisão 1
9 horas às 11 horas: competição GAM – subdivisão 1
11 horas às 11h20: aquecimento corporal GAM – subdivisão 2
11h20 às 12 horas: aquecimento aparelhos GAM – subdivisão 2
12 horas às 14 horas: competição GAM – subdivisão 2

Domingo (2)
II Etapa Caixa
8h30 às 8h50: aquecimento corporal
8h50 às 9h30: aquecimento nos aparelhos
9h40 às 11h40: competição
11h50: premiação individual geral e por aparelhos

Arthur Zanetti é atleta da SERC/Agith/São Caetano, tem patrocínio da CAIXA, Bergamini, Furnas e adidas e apoio da Spieth, Eurotramp, COB, CBG e Bolsa Atleta/Ministério do Esporte.

Siga Arthur Zanetti no www.facebook.com/ArthurZanettiOficial e no site http://www.arthurzanetti.com.br/