Campeão olímpico, mundial e pan-americano das argolas viveu um dia de homenagens: além de conduzir a chama olímpica, também conheceu mural em que foi retrato no centro da cidade onde nasceu e que defende
São Caetano do Sul – Arthur Zanetti viveu um dia de grande emoção na cidade onde nasceu e onde treina: o campeão olímpico, mundial e pan-americano das argolas foi um dos condutores da tocha olímpica por São Caetano do Sul no sábado (23/7/2016).
O ginasta foi o responsável por encerrar o revezamento. Recebeu a chama no Espaço Verde Chico Mendes, importante parque da cidade, e a conduziu acompanhado por muitos fãs. Ao longo dos 200 m de caminho com a tocha, recebeu palavras de carinho e apoio. O percurso terminou no palco, onde acendeu a lamparina que levaria o fogo olímpico, que nunca se apaga, para a próxima cidade do revezamento – a vizinha Santo André. “É muito gratificante levar esse símbolo na minha cidade. Conheci a ginástica aqui.”
Antes de chegar a São Caetano do Sul, o 82º dia de revezamento da tocha começou em Guarulhos. E, antes de Arthur, o técnico Marcos Goto conduziu o símbolo olímpico em sua cidade natal, onde também deu seus primeiros passos na carreira esportiva. Para Goto, participar do revezamento foi uma forma de também homenagear a terra natal. O técnico, que trabalha com Arthur desde a infância, fez questão de acompanhar o pupilo também em São Caetano.
Após o revezamento da tocha, Arthur e Marcos seguiram para o centro de São Caetano do Sul, no cruzamento da Avenida Goiás com a Rua Oswaldo Cruz. Acompanhado do técnico e dos familiares, o ginasta teve a oportunidade de conhecer o mural de 12 metros de altura por 6 metros de largura pintado pelo artista plástico Aleksandro Reis, autor da obra em parceria com o desenhista Ricardo Bueno, no Centro Digital. A homenagem da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul foi oficialmente inaugurada no próprio sábado, com a presença do pai de Arthur, Archimedes.
O dia de homenagens terminou em São Bernardo do Campo, município onde vive Arthur e a família. Representado por seus pais, o ginasta recebeu uma placa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC – órgão público que reúne os sete municípios da região – em reconhecimento aos seus feitos atléticos.