O campeão olímpico, mundial e pan-americano estreia na temporada na DTB Cup, competição por equipes de preparação do Brasil para o Mundial de Doha, Catar, de 27 de outubro a 3 de novembro

Ricardo Bufolin/CBG

O ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico, mundial e pan-americano nas argolas, estreia na temporada com a seleção brasileira numa competição por equipes, a FIG EnBW DTB-Pokal Individual All-Around World Cup 2018, de 16 a 18 de março, em Stuttgart, Alemanha. Arthur foi escalado para a seleção juntamente com Caio Souza, Francisco Barreto, Lucas Bittencourt e Péricles Silva e fará solo, salto e argolas. O trabalho em equipe faz parte da preparação da ginástica artística do Brasil para o 48º Mundial de Doha, no Catar, de 27 de outubro e 3 de novembro.

Acompanhe em http://www.enbw-dtbpokal.de

Os ginastas estão reunidos no Rio, para o segundo camping de treinamento da seleção, desde segunda-feira (26/2/2018) – seguem diretamente para a Alemanha ao fim do período de preparação.

“Este ano já começam as classificações para a Olimpíada de Tóquio, em 2020, e o cenário ganha outra cara. A DTB Cup, agora em março, é uma competição legal, por equipes – torneios na Alemanha sempre são bons -, em que cada um tem de fazer sua parte. É um estilo bem parecido com o da disputa do Mundial, conta a nota de todo mundo e ninguém pode errar. É uma pressão grande”, comentou Arthur Zanetti.

O ginasta, de 27 anos em sua 12ª temporada com a seleção, disse que este ano não tem a mesma pressão de 2016 ou de um ano olímpico, mas tudo está sendo preparado para o Brasil tentar ir bem no Mundial, em novembro.

Esta será a temporada de consolidação do novo código de pontuação da FIG, a Federação Internacional de Ginástica, que entrou em vigor em 2017, com notas de partida mais baixas e descontos maiores. “O desconto de um décimo é imperceptível, mas qualquer outro erro tem desconto de três décimos, mas isto está assim para todo mundo. Então, é seguir buscando a perfeição”, acrescentou Arthur.

O técnico Marcos Goto, que treina Arthur há quase 20 anos e é o atual coordenador de seleções da ginástica artística, disse que este será o ano das competições por equipe.

O que diz o técnico Marcos Goto:

O Brasil estreia na temporada de 2018. O que espera?

Marcos Goto – É a primeira competição do ano na preparação para o Mundial de Doha. Temos a DTB Cup e depois os Jogos Sul-Americanos e o Pré-Pan. Serão três competições antes do Mundial com o foco para a preparação da equipe. Selecionamos cinco ginastas para o primeiro evento – Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barreto, Lucas Bittencourt e Péricles Silva – e vamos testá-los. Alguns ginastas lesionados estão em recuperação. Esperamos que voltem a ficar em forma e, assim, iremos montando a seleção que vai para o Mundial.

Quais os aparelhos em que o Arthur Zanetti está escalado para a DTB Cup?

Marcos Goto – O Arthur compete no solo, salto e argolas. O objetivo é fazer a melhor pontuação possível em cada um dos aparelhos para somar para a equipe, que ele consiga ajudar bem a equipe, que as notas dele contem nos três aparelhos.

Este é o segundo camping de trabalho com a seleção brasileira em 2018.

Marcos Goto – O camping é focado em 10 atletas masculinos e 10 femininos, selecionados para este trabalho. No caso do masculino, são os cinco que vão para Stuttgart e mais cinco que não vão, mas trabalham para outras disputas. A intenção também é pensar em 2024, não só em 2020. Temos garotos juvenis selecionados e meninas bem jovens também, trabalho de formiguinha. No masculino, os juvenis estão se preparando para o Pan-Americano da categoria, em junho, seletivo aos Jogos Olímpicos da Juventude (em Buenos Aires, de 6 a 18 de outubro). Junto com o camping também temos uma avaliação para quem quer integrar a seleção, mais uma seletiva do Pan Juvenil e para uma competição feminina, em Jesolo, na Itália (XI Trofeo Citta di Jesolo, dias 14 e 15 de abril).

Arthur Zanetti é atleta da SERC/São Caetano, tem patrocínio da adidas, Caixa, FAB e Bolsa Atleta/Ministério do Esporte e apoio da Spieth e Eurotramp.

Saiba mais: www.facebook.com/ArthurZanettiOficial e https://instagram.com/arthurzanetti.