O campeão olímpico se classificou em primeiro (15.800) para a disputa de medalha na segunda etapa da Copa do Mundo da FIG

São Caetano – O campeão olímpico nas argolas Arthur Zanetti obteve a melhor nota no aparelho, nesta quarta-feira (27/3), no Aspire Dome, em Doha, Catar, e está na final da Copa do Mundo. Um total de 40 ginastas, de 33 países, fizeram as classificatórias da competição que é realizada no país desde 2008, este ano correspondente a segunda etapa da série da Copa do Mundo da Federação Internacional de Ginástica (FIG). A disputa por medalhas será nesta quinta-feira (28/3), num programa de provas que começa às 10 horas (horário de Brasília) e terá solo, cavalo e argolas, pela ordem (o SporTV 2 anunciou a transmissão). 

Arthur obteve 15.800 nas argolas e avança em primeiro para a final, seguido pelos ginastas da Armênia Davtyan Vahagn (15.500) e Artur Tovmasyan (15.500). O brasileiro Henrique Medina, companheiro de treinamento de Arthur na SERC/Santa Maria (Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural), de São Caetano, se classificou em oitavo lugar, com 14.650. No solo, Arthur ficou com a décima posição nas classificatórias do dia (14.100).

“Gostei da minha atuação no solo, apesar de não ter conseguido vaga na final. Estou testando uma nova apresentação, mas por causa da falha na chegada tive um grande desconto. Nas argolas, fiz minha parte, passei à final em primeiro. Vou fazer a mesma coisa na decisão, vou fazer minha parte”, afirmou Arthur Zanetti, que estreia na temporada e no novo ciclo olímpico até os Jogos de Rio, em 2016.

Arthur ainda disputa as seguintes provas na temporada: a primeira etapa do Circuito Caixa em abril (de 23 a 26), equivalente ao Troféu Brasil; mais uma etapa da Copa do Mundo, em Anadia, Portugal (21 a 23/6); a Universíade de Kazan, em julho; a segunda etapa do Circuito Caixa, equivalente ao Campeonato Brasileiro, em agosto; o Mundial de Ginástica da Antuérpia, Bélgica (30/9 a 6/10); e a etapa final do Circuito Caixa (22 a 24/11).

Arthur Zanetti é atleta da SERC, tem patrocínio da Sadia e CAIXA e apoio da Nike.