27 de novembro de 2014

Arthur Zanetti fecha ano em etapa de Copa do Mundo com a seleção na Alemanha

Campeão olímpico e mundial nas argolas disputa a DTB Cup, em Stuttgart, por equipes, antes das férias e do início da preparação para 2015, ano de Pan e Mundial pré-olímpico                                                                                                                                                

 

 

CBG AG World Champion 2014 - Team Final BRA - 07oct14

Seleção que foi ao Mundial: parte dos atletas se apresenta na Alemanha

São Caetano do Sul – O ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico e mundial, encerra a temporada de 2014 na ENBW DTB-POKAL – Team Challenge, em Stuttgart, Alemanha, de sexta-feira a domingo (28 a 30/11). Vai disputar argolas, solo e salto na competição por equipes com a seleção brasileira. O time brasileiro tem Arthur Zanetti, Lucas Bitencourt, seu colega de clube – a SERC/Agith/São Caetano – Arthur Nori Mariano e Francisco Barreto, que estavam na seleção que obteve a inédita e histórica sexta colocação no Mundial de Nanning, na China. Arthur Zanetti ainda trouxe da China a prata nas argolas, mantendo-se no topo da elite mundial. Sergio Sasaki também estará na disputa, mas no individual geral.

Na DTB Cup, o Brasil está no grupo de 12 países que disputam a etapa da Copa do Mundo, com Azerbaijão, Bulgária, China, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Israel, Japão, Rússia, Suíça e Estados Unidos. “É a última competição do ano. Ainda bem que será no fim de novembro e não no de dezembro, para termos um pouco mais de folga. Eu estou bem preparado. Os treinos não estão com a mesma intensidade do meio do ano, de antes do Mundial. Tem de dar uma baixada mesmo. Vou fazer solo, salto e argolas”, disse Arthur, que este ano ganhou sua terceira medalha em Mundiais, a de prata, nas argolas, em Nanning.

Arthur explicou que vai apresentar suas séries normais, as mais fortes, no solo e no salto. Mas ainda não sabe se exibirá sua série mais forte nas argolas. “Talvez eu simplifique um elemento, o que vai diminuir em um décimo a minha nota de partida. Vou ver, na Alemanha. Se o meu corpo corresponder nesta fase do ano em que já estou cansado, e também por causa da viagem, faço minha série normal. Se não, apresento a simplificada.”

Arthur disse que o objetivo da seleção na competição alemã por equipes é garantir vaga na final. “Está todo mundo muito cansado – o time brasileiro trabalhou duro em 2014. Mas isso vale também para todas as outras equipes que estarão lá. Estamos indo com um time forte – eu, Lucas Bitencourt, Arthur Nori e o Francisco Barreto -, ginastas que estavam no Mundial, e acredito que vamos conseguir fazer a final. Vamos fazer a nossa parte, como sempre, e tentar repetir uma boa colocação, como fizemos no Mundial.”

Em 2014, Arthur venceu os Jogos Sul-Americanos de Santiago (CHI), o Meeting Internacional de Santos (SP), o Troféu Brasil de Bento Gonçalves (RS), a etapa de Anadia (POR) da Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro de Aracaju (SE), o Pan-Americano de Ginástica de Mississauga (CAN) – nessa competição, também levou a medalha de bronze no solo -, e os Jogos Abertos do Interior, por São Caetano. Foi vice-campeão mundial nas argolas em Nanning (CHN) e sexto lugar por equipes na mesma competição (fazendo solo, salto e argolas).

Jovem talento já de olho em 2015

Seleção que foi ao Mundial: parte dos atletas se apresenta na Alemanha

Seleção que foi ao Mundial: parte dos atletas se apresenta na Alemanha

Para Lucas Bitencourt, 2014 foi especial. “Eu tenho mais duas competições, essa da Alemanha e o Aberto do México (em Acapulco, de 4 a 6 de dezembro). É claro que no fim do ano já está todo mundo cansado, mas vamos manter o nível elevado.” Lucas está trabalhando num elemento novo no cavalo com alças para 2015. “Nossa preocupação, depois do sexto lugar por equipes no Mundial de Nanning, é aumentar o nível em todos os aparelhos”, completou Lucas. O ginasta, de 20 anos, um generalista – faz todos os aparelhos da ginástica masculina – disse que o ano foi excelente. “Conseguir chegar à seleção, ficar entre os titulares e obter o sexto lugar por equipes, um resultado histórico…. Não poderia ser melhor.”

Para o técnico Marcos Goto, que não foi a Stuttgart por compromissos com a Academia Brasileira de Treinadores, no Rio, e treina Arthur Zanetti e também Lucas Bitencourt, o jovem pode ser importante para a seleção em 2015. “Estamos melhorando as notas de partida dele, um ginasta que pode compor bem a seleção brasileira pela regularidade que apresenta em todos os aparelhos. Sempre vai bem no individual geral e está melhorando muito. Acredito que continue na equipe que vai para o Mundial de Glasgow, na Escócia, pré-olímpico, classificatório para os Jogos do Rio, em 2016.”

Arthur Zanetti é atleta da SERC/Agith/São Caetano, tem patrocínio da Sadia, Furnas, adidas e CAIXA e apoio da Spieth, Eurotramp, COB, CBG e Bolsa Atleta/Ministério do Esporte.