21 de fevereiro de 2019

Arthur Zanetti avança para a final das argolas em Melbourne

Ginasta disputa a etapa da Copa do Mundo como preparação ao Mundial de Stuttgart, em outubro, numa temporada em que o Brasil busca vaga para os Jogos de Tóquio/2020

FIG-21FEB19-11998-Zanetti R

Arthur Zanetti

São Caetano do Sul – O ginasta Arthur Zanetti avançou à final da disputa das argolas na qualificação desta quinta-feira (21/2), na etapa da Copa do Mundo de Melbourne, competição do calendário da Federação Internacional de Ginástica. Com nota 14.700, ficou na terceira posição.

Esta é a segunda competição do campeão olímpico na temporada. A opção do técnico Marcos Goto para o ano pré-olímpico foi fazer competições preparatórias ao Mundial de Stuttgart, Alemanha, de 4 a 13 de outubro, um pouco mais cedo, em comparação com outros anos. A final será no sábado (23/2), a partir da 4 horas de Brasília (18 horas em Melbourne).

“Nas argolas fiz uma série com um décimo a menos. Não apresentei minha série oficial, e estou em terceiro, com 14.700. Na final talvez a gente faça a série oficial. Ainda vamos analisar se vamos ou não fazer agora. Esta é uma competição bem forte e dá para melhorar nas argolas na final. Eu tive um pouco a mais de desconto em dois elementos que eu sei que dá para melhorar e, na final, tirar pelo menos 15 ou próximo de 15”, disse Arthur.

“A minha série de solo foi boa, gostei. Por ter sido uma apresentação de início de ano acho que foi a melhor série que eu fiz até hoje… Não teve muito pulo grande, gostei muito. Só que aqui é uma competição que está muito forte e estou como primeiro reserva (9º, com 13.766) – só saberei se farei a final no sábado, se alguém desistir”, afirmou o ginasta, que na madrugada desta sexta-feira, dia 22/2, às 4 horas de Brasília (18 horas em Melbourne) fará também a qualificação do salto. Os oito melhores avançam à final, no domingo (24/2).

A qualificação (https://gymnasticsworldcup.com.au) das argolas: 1. Yang Liu, CHN – 15.000, 2. Hao You, CHN – 14.733, 3. Arthur Zanetti, BRA – 14.700, 4. Courtney Tulloch, GBR – 14.700, 5. Igor Radivilov, UKR – 14.633, 6. Ali Zahran, EGY – 14.166, 7. Ryan Ehrlein, CAN – 14.100, 8. Kazuya Takahashi, JPN – 14.033.

Os objetivos maiores de Arthur Zanetti nesta temporada pré-olímpica são brigar por medalhas, individual e por equipe, nos Jogos Pan-Americanos, em Lima (PER), em agosto. E depois conseguir a vaga olímpica para o Brasil no Mundial de Stuttgart – as oito primeiras equipes asseguram vagas para os Jogos de Tóquio/2020.

O próximo compromisso do campeão olímpico será a primeira competição por equipe do ano, a DTB-Pokal Team Challenge 2019de 15 a 17 de março, na Alemanha. “Agora a equipe ainda não estará em sua melhor forma. Mas, no Pan, o time tem de estar bem alinhado, em provavelmente 90% da performance, para o Mundial”, afirma Arthur.

Arthur Zanetti é atleta da SERC/São Caetano, tem patrocínio da adidas, Caixa, FAB e Bolsa Atleta do Governo Federal e apoio da Spieth e Eurotramp.

Saiba mais: www.facebook.com/ArthurZanettiOficial e https://instagram.com/arthurzanetti.